Os 10 melhores temas de redação para o ENEM 2018!
Voltar
É preciso entender, sem demagogia, que o texto dissertativo argumentativo é um gênero textual que possui baixíssima circulação prática, e que é usado quase sempre em contexto acadêmico e escolar. Dificilmente você irá elaborar textos nesse padrão após o ingresso no ensino superior. Assim, dissertar argumentando é sim opinar, assumir uma posição frente a questões polêmicas. Todavia é preciso estar atendo à estrutura, pessoa do discurso e linguagem a ser utilizada. Preferencialmente, para se elaborar a redação dissertativa-argumentativa, em especial para o ENEM, recomendo o uso da 3ª pessoa do discurso, linguagem formal e estruturação em 4 parágrafos. 
Pensando nisso, preparamos uma seleção especial com os 10 melhores temas, marcados conforme as áreas do conhecimento, para você treinar e arrebentar no enem 2018. Você pode utilizar a lista a seguir, ou baixar o PDF com material completo sobre os temas, é grátis!
  1. Caminhos para se disponibilizar energias alternativas para substituir o petróleo no brasil;
  2. Possíveis impactos gerados pela legalização do aborto no brasil
  3. O esporte como fator de inclusão social na sociedade brasileira
  4. Caminhos para se erradicar escravidão contemporânea
  5. Caminhos para se solucionar a má gestão do lixo no brasil contemporâneo
  6. A mobilidade urbana e a real democratização do transporte coletivo no brasil
  7. A produção de alimentos transgênicos e o acesso à alimentação no brasil
  8. As ações afirmativas e o sistema de cotas em questão no brasil
  9. A persistência do bullying no sistema educacional brasileiro
  10. Caminhos para se combater a violência urbana na sociedade brasileira

LEMBRE-SE:

Antes de produzir um texto dissertativo-argumentativo tenha em mente o seu objetivo, afinal, muito mais do que defender um ponto de vista em que você acredita, a produção deste texto quase sempre tem como finalidade a classificação e obtenção de pontos em exames de concurso e vestibular. Logo, escolha um posicionamento mais fácil, cuja argumentação seja mais familiar a você, independentemente de sua opinião no universo real.

VÍDEO EM DESTAQUE

Play Video

Correção de Redação - Anna Clara