O que você precisa saber sobre o texto dissertativo argumentativo?
Voltar

O QUE É O TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO?

É preciso entender, sem demagogia, que o texto dissertativo argumentativo é um gênero textual que possui baixíssima circulação prática, e que é usado quase sempre em contexto acadêmico e escolar. Dificilmente você irá elaborar textos nesse padrão após o ingresso no ensino superior. Assim, dissertar argumentando é sim opinar, assumir uma posição frente a questões polêmicas. Todavia é preciso estar atendo à estrutura, pessoa do discurso e linguagem a ser utilizada. Preferencialmente, para se elaborar a redação dissertativa-argumentativa, em especial para o ENEM, recomendo o uso da 3ª pessoa do discurso, linguagem formal e estruturação em 4 parágrafos.
Mesmo que a banca corretora do ENEM tolere o uso da primeira pessoa do plural, o seu uso pode, e quase sempre o faz, tornar a linguagem muito informal e prejudicar o padrão desejado para o seu texto. Evite.

 A ESTRUTURA DO TEXTO DISSERTATIVO

O primeiro passo é a leitura (ou proposição de um tema), geralmente um mesmo tema consegue nos abrir um leque com diversas abordagens possíveis, e virtualmente infinitas maneiras de se argumentar diante de seu universo. O segundo passo é elaborar uma tese ao fim de sua introdução. Ela será a ideia central de seu texto, dê a este passo uma atenção especial. O terceiro passo é a comprovação da tese, por meio de argumentos, fatos, dados, opiniões e conhecimentos das várias áreas para que seja demonstrada a veracidade de sua tese. Assim, você irá realizar dois parágrafos (ainda que seja possível a elaboração de três, particularmente não recomento).
Por fim, o quarto e último passo, será dado para que você apresente a proposta de intervenção. Este último parágrafo, chamado de conclusão, deve apresentar soluções (ou mesmo intervenções políticos sociais) e propostas para que sejam resolvidos os problemas apresentados sobretudo por sua Tese e seus argumentos.

 

LEMBRE-SE:

Antes de produzir um texto dissertativo-argumentativo tenha em mente o seu objetivo, afinal, muito mais do que defender um ponto de vista em que você acredita, a produção deste texto quase sempre tem como finalidade a classificação e obtenção de pontos em exames de concurso e vestibular. Logo, escolha um posicionamento mais fácil, cuja argumentação seja mais familiar a você, independentemente de sua opinião no universo real.

VÍDEO EM DESTAQUE

Play Video

Correção de Redação - Anna Clara