Divulgados resultados dos treineiros e dos espelhos de redação no ENEM
Voltar

Os alunos que fizeram o ENEM 2017 a título de treino, os famosos treineiros, já têm acesso às notas. O ministério da Educação também já disponibiliza os chamados "espelhos da redação", que são a cópia digitalizada dos textos e as justificativas para as notas.


Para o candidato treineiro a importância da correção é fundamental para que o aluno saiba, categoricamente, quais aspectos foram mais penalizados e assim traçar estratégias para conquistar uma nota superior no ano seguinte. Em tese, essa disponibilização dos “espelhos” é excelente, mas na prática ela falha brutalmente enquanto instrumento pedagógico. Afinal, embora a nota seja detalhada em cada uma das competências o texto não apresentar marcações, deixando a responsabilidade encontrar os erros para o aluno. Além disso, as orientações inseriras abaixo dos critérios de avaliação são genéricas, praticamente iguais aos critérios apresentados no manual da redação disponibilizado pelo MEC anualmente; isso implica na ausência de orientações detalhas e individualizadas, capazes de garantir ao aluno subsídios para que ele possa desenvolver melhor seu texto.


É nesse ponto que o uso de uma ferramenta digital é extremamente importante, a Scribs é capaz de oferecer a correção de redações online de maneira eficiente e rápida e com o detalhamento e individualidade indispensável à evolução do aluno.


A fim de melhorar o desempenho do aluno iremos auxiliar em toda sua trajetória no desenvolvimento e produção dos textos dissertativos-argumentativos. Para isso utilizamos um sistema único e exclusivo, evidenciando cada comentário, erro, sugestão ou elogio através de um código de cores que correspondem intuitivamente a cada uma das competências do ENEM.


O corretor sempre irá realizar no mínimo um comentário me cada uma das competências ao longo do texto, relacionado ao trecho em evidência, bem como um comentário geral.
A competência 1 é marcada em vermelho, a competência 2 é marcada em amarelo, a competência 3 é marcada em azul, a competência 4 é marcada em verde e a competência 5 em cinza.


Assim, o aluno sabe exatamente onde deve melhorar seu desempenho ou manter aspectos positivos em seus próximos textos.

VÍDEO EM DESTAQUE

Play Video

Correção de Redação - Anna Clara