CINCO LIVROS QUE PODEM AJUDAR COM A REDAÇÃO DO ENEM
Voltar
Ter o hábito da leitura é fundamental para quem vai fazer o ENEM. Além da quantidade de textos presentes na prova, há um grande exercício da interpretação. Por isso, ler livros além de ajudar com a fluidez de leitura, aumenta o conhecimento de mundo e o enriquecimento de referências, dessa forma é possível fugir do senso comum e de alguns clichês.
Eu sou Malala – Malala Yousafzai - A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã.
Aos 12 anos Malala sofreu um atentado simplesmente por querer estudar. Nesta obra ela explica suas inúmeras lutas para tornar possível a educação de meninas, contrariando regras enraizadas em seus país, onde as mulheres são vistas apenas como procriadoras e cuidadoras de lares. Eu sou Malala pode ser usado quando:
o tema for sobre desigualdade de gênero.
o tema for associado à educação e sua democratização.
O Homem Invisível – Ralph Ellison
Narrando a trajetória de um homem negro nos Estados Unidos que se sente invisível em uma sociedade onde a maestria de poder é branca. Esta obra além de tratar sobre o racismo, trata de diversos preconceitos e problemáticas existentes, principalmente como um retrato sobre a solidão. É possível associar este livro, construindo referências quando:
o tema for racismo.
for possível abordar desigualdades.
for plausível falar sobre as consequências da solidão.
A Revolução dos Bichos – George Orwell
A Revolução dos Bichos é uma narrativa protagonizada por animais. Cansados de serem explorados, os bichos resolvem unir forças contra o proprietário tirano de uma fazenda. Porém, em um determinado momento desta fábula a tirania volta, mas dessa vez vinda de um grupo animal. A Revolução dos Bichos pode ser correlacionado aos seguintes temas:
manipulação por meio da oratória.
problemáticas trabalhistas.
maus tratos aos animais.
A Metamorfose – Franz Kafka
Existe neste livro um grande potencial para a estimulação de interpretações. Vista como uma das melhores obras literárias de todos os tempos, A Metamorfose aborda questões sobre rejeição familiar, convivência social e relações de trabalho. Embora esta obra tenha sido publicada há muito tempo atrás, mais precisamente em 1915, seu conteúdo e suas diversas interpretações são muitos contemporâneas. Onde posso usar A Metamorfose?
em temas sobre questões familiares.
ao problematizar sobre a jornada de trabalho, principalmente sobre as relações trabalhistas.
temáticas sobre pessoas em situações de rua.
doenças mentais.
A peste – Albert Camus
Uma obra sempre atual. Camus escreveu este livro depois da segunda guerra mundial, retratando o período da disseminação da Peste Bubônica causada pela falta de higiene nas capitais de séculos antes. A peste é uma alegoria do nazismo, mas não só. Este é um livro focado na condição humana, a narrativa também pode ser interpretada como uma grande metáfora para epidemias e revoltas, estas por sua vez, estão presentes em diferentes formas na narrativa de cada personagem. É possível usar A peste em:
temáticas sobre saúde pública.
problemáticas dos regimes totalitários.