Alusão, Paráfrase e Citação
Voltar
A intertextualidade colabora com a coerência textual sendo muito comum em charges, tirinhas, textos e músicas. Acontece quando há uma referência explícita ou implícita de algum texto preexistente. Existem dois tipos de intertextualidade:
Intertextualidade explícita (direta):  não exige conhecimentos prévios muito profundos e são utilizados diferentes elementos para que o texto base seja reconhecido.
Intertextualidade implícita (indireta): exige um conhecimento de mundo mais aprofundado do leitor, ou seja, para que o leitor possa compreender este tipo de intertextualidade ele precisará de mais análises para reconhecer a referência citada.
 
ALUSÃO OU REFERÊNCIA
Não ocorre de maneira direta e pode ser definida como uma breve menção. Costuma ser construída por fatos históricos, postulados físicos, conceitos sobre a globalização e afins.
Ex: Amanda recebeu um presente de grego assim que abriu sua porta.
Nota-se que a expressão em negrito faz alusão ao cavalo de tróia repleto de soldados gregos que foi enviado estrategicamente para derrotar os troianos na guerra.
Um leitor que desconhece a Guerra de Troia terá dificuldade para entender o significado da expressão em destaque na frase, atrapalhando a construção de sentido.
 
PARÁFRASE
Consiste na explicação de um texto base mantendo o sentido do que é dito, porém com diferentes palavras. Neste caso, o leitor conta com suas próprias palavras para representar a essência de um texto de outro autor.
Você sabia que um resumo feito da leitura de um texto sobre A Revolução Russa, por exemplo, é um tipo de paráfrase?
 
CITAÇÃO
A citação acontece quando um texto faz referência explicita a outro reproduzindo uma parte ou o texto inteiro. O uso de aspas é necessário na citação para sinalizar que o trecho foi retirado de outra fonte.
É o que se faz na redação ao utilizar-se de um argumento de autoridade, por exemplo:
Um dos postulados mais famosos da humanidade foi proferido por René Descartes “Penso, logo existo” e consiste em uma síntese dos estudos feitos pelo filósofo sobre a única verdade que não poderia ser questionada: a nossa existência.
Ao utilizar um fato histórico ou referência cultural é preciso deixar claro sua ligação com a atualidade – diferenças e/ou semelhanças.
É imprescindível que o tipo de intertextualidade escolhida esteja de acordo com o tema proposto, ou seja, contextualizado.
Em outras palavras...
É necessário deixar explícito o motivo pelo qual aquela referência está presente em seu texto!
 - Danila Gonzaga,
Letras UFMG

 

 

VÍDEO EM DESTAQUE

Play Video

Correção de Redação - Anna Clara