A prenda a fórmula da conclusão - material com atividade
Voltar
Diferente das outras redações, no ENEM é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados na tese e durante sua redação. Nesse ponto é importante relembrar que tais problemas podem ter sido já apresentados durante a TESE e DEVEM SER DESENVOLVIDOS durante os dois parágrafos de argumentação.
6 – 7 linhas;
2 ou mais propostas de intervenção social;
2 ou mais pontos finais;
2 ou mais conectivos.
As propostas de intervenção devem ser construídas de forma que sejam capazes atender certos critérios de produção: (A) Oferecer uma proposta de intervenção na vida social; (B) Considerar os pontos abordados na argumentação; (C) Demonstrar coerência com os argumentos utilizados; (D) A proposta de intervenção precisa ser detalhada; (E) Exposição da intervenção sugerida; (F) Metodologia e detalhamento do processo de intervenção; (G) Respeitar os direitos humanos.
Considere que será necessário dizer quem irá agir, a ação a ser realizada e também a metodologia desta ação, ou seja, quais serão as etapas a serem seguidas para que a proposta possa realmente ser efetiva. Por fim, é possível também adicionar as razões finais ou os objetivos finais.
 
QUEM? (AGENTE)
                ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS; ENTIDADES PÚBLICAS; ONGS; PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA;
 
O QUE? (AÇÃO)
                O QUE DEVE SER FEITO?
 
COMO? (METODOLOGIA)
                ONDE? QUAL ESFERA SOCIAL? QUEM IRÁ FINANCIAR?
 
PARA QUE? (FINALIDADE OU OBJETIVO)
                RETORMAR OS ELEMENTOS APRESENTADOS NO TEXTO.
EXEMPLO: PORTANTO, é imprescindível que o ESTADO, através da reorganização de verbas do MEC, crie um novo departamento capaz de IDENTIFICAR ESCOLAS PÚBLICAS QUE NÃO POSSUEM EQUIPAMENTO e acesso ao aprendizado ligado ao uso da internet, fornecendo-os quando necessário, POR MEIO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS, VISANDO GARANTIR O FUTURO PENSAMENTO CRÍTICO E REFLEXIVO ligados à manipulação de dados na WEB às próximas gerações. POR FIM, é fundamental que o MINISTÉRIO PÚBLICO SELECIONE POR MEIO DE CONCURSO PÚBLICO uma equipe de desenvolvedores ligados à tecnologia da informação e juristas A FIM DE REVER OS LIMITES DO FUNCIONAMENTO DOS ALGORITMOS DE SISTEMAS VIRTUAIS, VISANDO A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO LIVRE proposta por MARX E BAUMAN.
DOWNLOAD DO MATERIAL: https://bit.ly/2IQmD7H

VÍDEO EM DESTAQUE

Play Video

Correção de Redação - Anna Clara