A importância do tópico frasal!
Voltar
Para que um parágrafo seja bem estruturado é necessário que ele apresente suas partes bem definidas e como carro chefe desta definição temos o tópico frasal. Normalmente constituído de uma ou até duas frases, o tópico frasal é o resumo da ideia central que vai ser desenvolvida posteriormente em um parágrafo.

 

TRÊS TIPOS DE TÓPICOS FRASAIS
Declaração inicial: normalmente apresentada no início do parágrafo e comentada em seguida. O autor simplesmente afirma alguma coisa sobre a temática apresentada.
Ex: O cinema se tornou uma tecnologia com grande potencial expressivo e, por essa razão, é considerado uma forma de arte. Simultaneamente, apresenta elevado valor lúdico, prova pelo recente sucesso de obras como "Coringa" e "Vingadores: Ultimato" (Lucas Rios – nota 1000 no ENEM 2019)

 

Alusão Histórica: Muito utilizada na introdução, é uma boa maneira de prender a atenção do leitor. Consiste em relacionar o tema proposto com um marco histórico, uma lenda ou um exemplo do passado. Buscando sempre a comparação com o presente.
Ex:Aristóteles, grande pensador da Antiguidade, defendia a importância do conhecimento para a obtenção da plenitude da essência humana. Para o filósofo, sem a cultura e a sabedoria, nada separa a espécie humana do restante dos animais. Nesse contexto, destaca-se a importância do cinema, desde a sua criação, no século XIX, até a atualidade, para a construção de uma sociedade mais culta.(Augusto Scapini - nota 1000 no ENEM 2019)

 

Definição: A definição é uma maneira muito interessante para construir um tópico frasal. Você pode definir e/ou apresentar uma palavra que esteja relacionada com o conceito principal do tema. Lembrando que a definição deve ser sempre seguida de uma explicação!
Ex:” Violência é todo tipo de agressão, seja psicológica ou física que acarreta em resultados negativos ao violentado. Vive-se, na sociedade brasileira, um crescente registro de violência doméstica.”
 
O tópico frasal deve ser objetivo e estar presente em todos os parágrafos. As demais ideais ou problemáticas são secundárias e devem estar relacionadas com a do tópico frasal. Por isso, é importante ressaltar que não é recomendado a exposição de mais de uma ideia central por parágrafo já que isto pode tornar seu texto confuso.
Agora que você já sabe como conseguir mais pontos na competência 04, lembre-se sempre de deixar as frases prontas pra lá! Ao construir um tópico frasal é preciso inovar e usar de toda sua criatividade. Além de caprichar no uso de conectivos!
- Danila Gonzaga,
Letras UFMG

VÍDEO EM DESTAQUE

Play Video

Correção de Redação - Anna Clara