10 filmes para o #ENEM
Voltar
Nada melhor do que assistir a um bom filme e, ao mesmo tempo, se preparar para o ENEM, não é verdade? Reunimos a turma de cinéfilos da equipe SCRIBS e fizemos uma seleção de dez títulos imperdíveis para você ampliar sua visão e seus conhecimentos sobre alguns momentos muito relevantes da história do mundo e do Brasil. Já preparou a pipoca?

 

1 - O QUE É ISSO COMPANHEIRO? (1997)
Momento marcante na luta armada contra a ditadura militar, o sequestro de Charles Elbrick, o embaixador norte-americano no Brasil durante parte dos anos de chumbo, é narrado nesse filme. O que é isso, companheiro? foi inspirado no livro livro de mesmo nome, de Fernando Gabeira.

 

 
2 - 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
Filme foi baseado na autobiografia de Solomon Northup, um homem negro que nasce livre no estado de Nova York, no norte dos EUA, mas é capturado e vendido como escravo em Louisiana, onde trabalha por 12 anos. Um aula sobre o país no século XIX, dividido entre o norte progressista e o sul conservador.

 

 
3 - A LISTA DE SCHINDLER (1993)

A história de Oskar Schindler, empresário alemão que salvou mais de mais de mil judeus durante a Segunda Guerra Mundial contratando-os para trabalhar em sua fábrica. Um clássico essencial para compreender o Holocausto.


4 - GANDHI (1982)
O filme biográfico épico narra a vida de Gandhi, que liderou o movimento de desobediência civil não-violenta na defesa da independência da Índia, que passou a primeira metade do século XX como colônia britânica. A direção de Richard Attenborough rendeu ao filme oito Oscars, incluindo o de melhor filme.
 
 
5 - LAMARCA (1994)
A vida do guerrilheiro e militar Carlos Lamarca, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar, é o tema deste filme. Ele largou o exército para se tornar um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária, em 1969.

 

 
6 - PRECIOSA
É um filme que aborda sobre exclusão e desigualdade social, contando a história de Claireece Preciosa Jones que é abusada pela mãe e violentada pelo pai. Além disso, ela nasceu em meio a pobreza, é irritadiça, analfabeta, com pouco afeto e passa despercebida na maior parte do tempo.

 

 
7 - OLGA (2004)
A história de Olga Benário Prestes, que é enviada ao Brasil com Luís Carlos Prestes para liderar a Intentona Comunista de 1935. A revolta fracassa, e Olga, grávida de sete meses, é deportada pelo governo de Getúlio Vargas para a Alemanha Nazista, onde vai parar em um campo de concentração.



 

8 - FRIDA (Julie Taymor, 2002)
Conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo desde a adolescência até sua morte. Frida é ícone feminista de seu tempo. O filme retrata a personalidade forte de um dos maiores nomes da pintura surrealista mundial, que tratava de forma aberta sua bissexualidade, mas que não suportou a infidelidade do marido. A força de Frida também fica evidente na maneira como retrata a própria doença e a visão que tinha da feminilidade e de si mesma.

 


9 - CAPITÃES DA AREIA
Um romance de autoria do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. O livro retrata a vida de um grupo de menores abandonados, chamados de "Capitães da Areia", ambientado na q de Salvador dos anos 30. 

 
10 - CENTRAL DO BRASIL (1998)
A histórica estação de trem do Rio de Janeiro dá nome ao clássico brasileiro dirigido por Walter Salles, que retrata a história de Dora, uma mulher que trabalha no terminal ferroviário carioca redigindo cartas para pessoas analfabetas. Entre os viagentes que atende, estão Ana e seu filho Josué, do sertão nordestino. Quando Ana morre atropelada ao sair da estação, Dora assume a missão de levar o garoto de volta para casa.


VÍDEO EM DESTAQUE

Play Video

Como conferir minha redação? Checklist da nota 1000!